sábado, 4 de abril de 2009

Não é a mamãe!







Quem não se lembra de Dinosaurs (Família Dinossauros, por vezes também referenciado como Família Dinossauro)? Apesar de ser concebida como um programa infantil, a série faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média. O Baby, com certeza, era o dono da casa. A dublagem em português ficou muito legal.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Batman, direto do sarcófago



Qual trintão, quarentão ou demais "tãos", não se lembra da série produzida para a TV nos Estados Unidos, entre 1966 a 1968, e que fez um baita sucesso também no Brasil, na qual a estrela Adam West atua como Batman e Burt Ward como Robin?

O programa tinha uma preocupação danada com o humor, mas bem no estilo paródia escrachada. Entre os recursos utilizados, havia equipamentos como o "bat-repelente" de tubarão, as famosas onomatopéias SOC! e POW!, entre outras, durante as lutas e os "santa (...), Batman!", do Menino Prodígio.

Bons tempos aqueles. Minhas maiores preocupações, eram torcer pelo meu time, tentar passar em matemática no Externato São João, jogar futebol na rua e na escola, fazer campeonatos de futebol de botão, brincar de forte apache, especializar-me em pebolim, assistir à Sala Especial escondido dos meus pais e esvaziar as panelas e o armário de comida da minha mãe.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Carmen Miranda por Ruy Castro



Uma personagem cinematográfica e um escritor capaz de atravessar o folclore em torno da protagonista da história e lhe enxergar a alma. Essa é a combinação que deu origem ao livro Uma biografia de Carmen Miranda (Companhia das Letras, 2005), de Ruy Castro. O escritor e jornalista volta ao tema no dia 24 de abril, quando discorre sobre a A Bahia na Música de Carmem Miranda. A exposição começa às 20h e integra a programação do Café Literário da 9º edição da Bienal do Livro da Bahia.

Para escrever a história explosiva, de acontecimentos surpreendentes e final trágico e prematuro, Castro pesquisou, durante cinco anos, a vida do maior mito da música brasileira. A familiaridade com que escreve também é resultado da “convivência” com Carmen Miranda por meio dos discos e filmes colecionados por seus pais, desde os anos 30.

A obra revela em 597 páginas os segredos da “Pequena Notável”, a mulher que inspirou mulheres durante décadas, representa a legítima baiana e completaria 100 anos em 2009 se estivesse viva.

Ruy Castro também é autor das biografias do dramaturgo Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico) e do jogador Garrincha (Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha (1995), excelente por sinal!

Em mais de 30 anos trabalhando como repórter, já integrou as redações de O Pasquim, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Veja São Paulo, IstoÉ, Playboy, Status e Manchete, sobretudo nas seções culturais.

É autor de grandes obras como Chega de Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova (1990), Saudades do Século XX (1994), Ela é Carioca - Uma Enciclopédia de Ipanema (1999), Carmen - Uma Biografia (2005) e Rio Bossa Nova – Um Roteiro Lítero-Musical (2007).

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Festa completa


O 1º de abril foi mais que perfeito. E não é mentira. Primeiro, a Argentina, do falastrão Maradona, levou uma goleada histórica por 6 a 1 da Bolívia, na altitude de La Paz, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, e despencou para o 4º lugar na tabela, com 19 pontos.

Depois, o Brasil sapecou 3 a 0 no Peru (dois de Luis Fabiano e um de Felipe Melo), em Porto Alegre, e assumiu a 2ª colocação, com 21 pontos, contra 24 do líder Paraguai, que empatou por 1 a 1 com o Equador, em Quito.

Já o Chile, ficou apenas no 0 a 0 com o Uruguai, em Santiago, e fechou a rodada em 3º lugar, com 20 pontos – os uruguaios estão em 5º, com 17.

A seleção argentina não sofria uma surra deste tamanho desde o Mundial de 1958, na Suécia, quando perdeu da Tchecoslováquia pelo mesmo placar. Acho que até fiquei sem apetite de tanta tristeza. Dormir, então, nem pensar...

Tio Sukita, a saga

Um presente do tio Marco.







Mestre descansando


A agente literária Carmen Balcells, uma das mais atuantes no meio literário de língua espanhola, previu o silêncio definitivo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982."Acho que García Márquez não voltará a escrever nunca mais", disse Balcells em entrevista ao jornal chileno La Tercera, na qual assegurou que o escritor representava 36,2 % do faturamento de sua empresa.

O escritor Gerald Martin, autor da única biografia autorizada de García Márquez, concordou com Balcells. "Eu também acho que (García Márquez) não escreverá mais livros, mas isso não me parece lamentável. Como escritor, foi seu destino ter uma trajetória literária totalmente coerente", declarou Martin.

No mês passado, durante a Feira do Livro de Guadalajara, no México, o autor de Cem Anos de Solidão e "fundador" de Macondo, a sua cidade imaginária, chegou a declarar que "escrever livros dá trabalho".

Segundo Martin, García Márquez tem alguns livros completos guardados, mas ainda não decidiu se vai ou não publicá-los.

Estou com minhas leituras atrasadas, mas um dia ainda termino o Viver para Contar, mais uma bela obra deste fantástico escritor.

terça-feira, 31 de março de 2009

Nem com muita reza


Incompetente, o Guarani perdeu do Mirassol por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no Brinco de Ouro, e só um milagre o salvará do rebaixamento à Série A2 do Campeonato Paulista na última rodada, domingo. Na verdade, o time já caiu, mas graças às tais chances matemáticas fico impossibilitado de assinar o atestado de óbito bugrino agora por conta própria.

O Guarani só ganhou um jogo em casa na competição – e foi na primeira rodada. Como esperar sorte melhor? Faltou competência de todo mundo, inclusive da diretoria, que contratou mal e foi omissa em vários momentos, e faltou qualidade técnica e comprometimento dos jogadores.

Agora, é limpar a casa, mandar um caminhão de jogadores embora e montar um elenco decente para a Série B do Campeonato Brasileiro. Se cair de novo para a Série C, será melhor fechar as portas. A verdade é essa, nua, crua e azeda.

Alô, você!


O apresentador Fernando Vanucci, do programa Bola na Rede, da RedeTV!, recupera-se em casa após ter sofrido um leve AVC (acidente vascular cerebral) na última quinta-feira (26), segundo a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo.

Vanucci pediu licença da emissora e, no domingo, não comandou seu programa. Ele foi substituído pelo narrador Luiz Alfredo.

O experiente apresentador, que vinha sofrendo de dores de cabeça, teve o AVC na quinta e foi internado no Hospital Paulistano. Agora, Vanucci, 58 anos, está se recuperando em sua casa em São Paulo. Melhoras pra ele.

Em defesa do diploma


Senna é tema de exposição


Para homenagear Ayrton Senna e celebrar o sucesso da atuação filantrópica num todo, foi organizada a exposição Arte para um Mito, que tem curadoria do artista plástico Paulo Solaris e de Angelo Iacocca. A mostra acontece de 27 de abril a 30 de maio, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tradicional condomínio da Capital que completa 50 anos e se notabiliza pelo incentivo à cultura, servindo de palco para inúmeras exposições, salas de cinema e livrarias.

Arte para um Mito terá esculturas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjunto Nacional, além de obras criadas por atendidos da Apae de São Paulo, do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) e também do Instituto Ayrton Senna, por meio de alunos do Centro Educacional Gracinha, uma das organizações parceiras do Instituto Ayrton Senna no Programa Educação pela Arte.

Confira no link os artistas que participarão da exposição.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Se é para ajudar, conte comigo!


Homenagem a Carmen Miranda

A humorista norte-americana Lucille Ball (1911-1989) imitou Carmen Miranda (1909-1955) num dos episódios de I Love Lucy, programa que rendeu uma fortuna a seus criadores e foi exportado para cerca de 80 países. Muito engraçada, ela "canta" Mamãe eu Quero ajudada por uma vitrolinha. Carmen, uma portuguesa com alma brasileira, completaria 100 anos agora em 2009 se estivesse viva.
Confira o vídeo:

Os Três Patetas no You Tube

Fazendo um pré-aquecimento para o remake de Os Três Patetas, a ser lançado em 2010, assista às partes 1 e 2 do episódio Juiz, Tenha Juízo. Bom demais, como sempre!



Banco de Vozes


Vale a pena conferir este link. O site traz um arsenal de jingles de todos os tipos. Tenha um bom divertimento!

Sobe o elevador

Maurice Jarre, compositor de trilhas sonoras de filmes que se tornaram míticos e fizeram a história do cinema, como Lawrence da Arábia (1962), Doutor Jivago (1965) e Passagem para a Índia (1984), morreu neste domingo (29), aos 84 anos, em Los Angeles (EUA).

O músico nasceu em 13 de setembro de 1924 em Lyon, na França, e compôs mais de 160 partituras cinematográficas para grandes diretores, como John Frankenheimer, Alfred Hitchcock, John Huston, Luchino Visconti e Peter Weir.

Famoso pelas trilhas sonoras de grandes sucessos de bilheteria, foi vencedor de três Oscars, quatro Globos de Ouros, dois Baftas, Grammy e Ascap. Possui uma estrela na calçada da fama em Hollywood Boulevard. Além de suas composições para cinema e teatro, ele também compôs ballets, concertos, óperas e cantatas.

domingo, 29 de março de 2009

E por falar em Hopi Hari...

O parque é muito legal e esses dois jingles do vídeo abaixo merecem destaque.



Leve dinheiro extra. Entrei com passaporte, mas logo de cara deixei R$ 20 no estacionamento e R$ 4 a cada garrafinha de água. Já sobre o preço dos lanchinhos, melhor nem comentar. Saia cedo de casa, o parque é excelente, repleto de atrações, só que tem filas quilométricas e demoradas para quase tudo.

Isso dá calor...


Não é correto afirmar que um corpo tem mais calor que outro. O calor é uma forma de transferir energia de um sistema para outro, sem transporte de massa, e que não corresponde à execução de um trabalho mecânico.

Muito complicado? Não esquenta, esse texto é só uma desculpa esfarrapada para justificar a postagem machista da foto desta deusa, que repousou nas areias catarinenses no final de semana.

E eu no Hopi Hari... Brincadeirinha, minhas gatas Beth, Daniella e Maria Helena (irmã e sobrinhas, respectivamente). O domingo foi ótimo, inesquecível. Amo vocês três!

Dica para blogueiro de primeira viagem

Saudosa Maloca


Se o senhor não "tá" lembrado
Dá licença de "contá"
Que aqui onde agora está
Este edifício "arto"
Era uma casa "véia"
Um palacete assobradado
Foi aqui, seu moço, que eu, Mato Grosso e o Joca
"Construímo" nossa maloca
Mas, um dia, "nóis" nem pode se "alembrá"
Veio os "home" co'as "ferramenta"
O dono "mandô derrubá"
"Peguemo" todas nossas coisa
E "fomo" pro meio da rua
"Apreciá" a demolição
Que tristeza que "nóis sentia"
Cada "táuba" que caía
Doía no coração
Mato Grosso quis "gritá"
Mas em cima eu falei
Os "home" tá co'a razão
"Nóis arranja" outro "lugá"
Só se "conformemo"
Quando o Joca falou
"Deus dá o frio conforme o 'cobertô'"
E hoje "nóis pega as páia"
Na grama do jardim
E pra "isquecê" "nóis" "cantemo" assim
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim donde "nóis" "passemo" os'dias feliz de "nossas vida"
Saudosa maloca, maloca querida
Dim dim donde "nóis" "passemo" os'dias feliz de "nossas vida"

Adoniran "Poeta" Barbosa, um paulista com "P" maiúsculo e um paulistano imortal. As gargalhadas da Elis Regina neste vídeo abaixo estão deliciosas. Assista até o final, vale a pena! Dupla perfeita.